A SECIL Marítima, empresa responsável pelo transporte marítimo, alterou recentemente os preços dos serviços de transportação nas rotas Cabinda-Luanda, Cabinda-Soyo e vice-versa, passando a custar 40 mil kwanzas e 22 mil kwanzas respectivamente.
Em comunicado tornado público no dia 24 de Outubro de 2024, a empresa informou que a nova taxa entrará em vigor a partir do dia 01 de Novembro de 2024.
Uma medida que deixou em choque a população de Cabinda que tem contestado a subida dos preços de bilhetes de catamarã.
Reacção da sociedade civil
A sociedade civil local, manifesta igualmente seu descontentamento face a medida tomada pela SECIL Marítima. Como forma de manifestar seu repúdio, um grupo de activistas convocou para o dia 02 de Novembro, uma manifestação pacífica contra a subida dos preços de bilhetes do catamarã.
Confira o comunicado dos activistas de Cabinda:
📢*CHEGA DE ABUSOS E DESIGUALDADES!** 🚢
O povo de Cabind merece respeito, dignidade e justiça! A Secil Marítima anunciou um aumento escandaloso nos preços dos bilhetes dos catamarãs, chegando a 40 mil kwanzas na rota Luanda-Cabinda e 22 mil kwanzas na rota Soyo-Cabinda. Para muitos, viajar de catamarã é uma necessidade, não um luxo, especialmente para o povo de Cabinda, que já enfrenta tantas barreiras e desafios para acessar bens e serviços essenciais. Esse aumento é mais um peso insustentável para a população que luta diariamente para sobreviver!
Está na hora de tomarmos uma posição! Chega de sofrermos em silêncio enquanto poucos vivem no conforto. Vamos lutar por um país justo e equitativo, onde o nosso direito de escolha, a nossa saúde, e a nossa dignidade sejam respeitados.
**📅 Data da Manifestação: 02/11/2024
**📍 Local: frente ao terminal de passageiros do porto de cabinda
**⏰ Hora:** 12h
Vamos para as ruas e mostrar a nossa força! Não podemos esperar que outros lutem por nós. O momento é agora.✊🏾
0 Comentários